terça-feira, 27 de setembro de 2011

Visita ao Museu de Vila Nova de Foz Côa

No passado mês de Agosto, mais precisamente no dia 13, fui num passeio a Foz Côa, cujo objectivo, para além do convívio, era visitar o Museu local, recentemente inaugurado. 
Este passeio foi organizado pela Associação SerJovem, tendo eu sido convidado para esta jornada.
A saída da Vila de Serzedo ocorreu pouco antes das 8 horas e a primeira paragem foi pelas 8h50 em Amarante, de modo a que pudéssemos espairecer um pouco e comer qualquer coisa. 
Sem querer estar a pormenorizar o que se foi passando durante a viagem de autocarro (ambiente normal), convém referir que chegamos a Vila Nova de Foz Côa entre as 12h30 e as 13 horas. 
O calor que se fazia sentir era enorme. 
Paramos para almoçar junto à piscina local e onde decorria o Festival da Juventude, num espaço com relva e sombra.
De seguida, pelas 14 horas, fomos então em direcção ao museu, cujas fotos e vídeos podem ser visualizados após esta crónica. A visita durou pouco mais que 1 hora.
Acima de tudo, o que importa reter da visita ao museu foi o enriquecimento cultural individual, nomeadamente com o conhecimento de parte da cultura ibérica, e perceber como e o que faziam os povos de outras épocas bem longínquas.
Penso que é importante referir que, para além da paisagem fantástica, a nível estrutural, o museu foi construído de forma a ficar quase imperceptível a quem passa por perto, seja por via rodoviária ou aérea. De facto, a arquitectura do museu confunde-se com a paisagem e o topo do museu situa-se ao nível da estrada que passa por perto. Não se consegue ver o edifício e a rua onde a este vai dar parece um caminho sem saída. 
De referir também, que a entrada para o museu foi construída, de modo a representar a falha tectónica que ali se encontra. Por isso, a sua entrada é algo peculiar, pois não é muito larga e prolonga-se numa linha recta algo sombria e fresca.
Finda a visita ao museu, fomos, novamente, ao local onde tínhamos almoçado para fazer uma visita ao espaço onde decorria o Festival da Juventude. Saímos de lá por volta das 16h30 em direcção a Celorico de Basto. Aí, paramos cerca de 1 hora para descansar um pouco e saímos pelas 19h30 em direcção a casa. Chegamos à Vila de Serzedo pelas 21h30.


FOTOS
Visita a Foz Côa (Museu) - 13 de Agosto de 2011

VÍDEOS

Sem comentários: